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Aumente suas chances numa vaga de trabalho audiovisual

Guia para lhe ajudar a montar uma apresentação mais interessante e aumentar as suas chances de ser o escolhido para a vaga desejada!

há 3 anos 8 meses

Independente se você é iniciante no audiovisual ou se já é um profissional com experiência, prospectar uma nova vaga de emprego ou um novo freela, é sempre um desafio.

Pensando nisso, nós aqui do AvMakers montamos um guia para lhe ajudar a montar uma apresentação mais interessante e aumentar as suas chances de ser o escolhido para a vaga desejada!

Apresentação

Provavelmente a parte mais importante ao iniciar o contato para uma nova vaga é a apresentação. Este é o primeiro contato que o cliente terá contigo, e será através dele que irá considerar a leitura do seu currículo ou dispensá-lo diretamente e seguir para o próximo candidato.

Entenda que o contratante muitas vezes recebe dezenas ou até centenas de currículos para selecionar o candidato ideal para a vaga, e o primeiro contato que ele tem contigo é através desta apresentação, então é com ela que você deve conquistar o seu cliente, e convencê-lo a dar atenção ao seu currículo e ao seu reel.

Dicas para montar uma boa apresentação:

Não seja conciso demais. Escrever simplesmente “Currículo em anexo” dará a sensação que a vaga não é assim tão importante para ti, ou que você não tem muito capricho e atenção nas tarefas na qual se propõe.

Também não adianta escrever uma redação de 10 páginas. Seja objetivo, adiante as informações mais importantes para a vaga, apresente o seu diferencial como profissional, e o que te motiva a trabalhar naquela empresa ou para aquele cliente.

Acerte o tom da apresentação, seja escrevendo ou falando, utilize uma linguagem um pouco mais formal, acerte a pontuação e ortografia, não utilize maneirismos, gírias ou expressões ofensivas. Nada de “KKKKK” e “AUSHAushas”.

Evite declarações muito pessoais, pessimismo, se auto sabotar ou realizar chantagens emocionais na apresentação. Valorize seu trabalho e se mostre de maneira otimista, amigável e confiante.

Antecipe questões importantes

Utilize essa primeira apresentação como um resumo do que tem de melhor no seu currículo, e como uma maneira de antecipar informações importantes para a vaga.

Por exemplo, se o anúncio da vaga solicitava:

  • Experiência em After Effects; 

  • Disponibilidade para trabalho remoto; 

  • Emissão de NF.

Inclua já na apresentação essas informações.

Qualquer outra informação que perceba ser um diferencial, ou uma questão importante relacionada àquela vaga, informe também nesta apresentação.

Currículo

Se sua apresentação foi boa, e você seguiu todas as dicas acima, com certeza o contratante irá ler o seu currículo, então agora é hora de caprichar nele também!

Logo no início adicione as informações básicas mais importantes:

  • Nome e idade;

  • Estado e município de residência;

  • Softwares que domina;

  • Idiomas;

  • CNPJ, se possuir;

  • Disponibilidade para trabalho home office, se tiver;

  • Carteira de habilitação/veículo, se for necessário para a vaga;

Na sequência inclua uma breve biografia, resumindo sua carreira profissional e/ou estudos e trabalhos autorais.

Liste as principais experiências de trabalho que já teve, e se possível inclua links para os trabalhos realizados, site das empresas ou email de contato que possa confirmar e lhe indicar como profissional.

Liste também seus principais estudos, certificados e prêmios recebidos.

Todas essas informações devem se relacionar com a vaga pretendida, então provavelmente será necessário uma adaptação cada vez que for enviar novamente seu currículo para torná-lo objetivo.

Cuide também do design do seu currículo. Não precisa ser nada super elaborado, porém é importante ter bom gosto. Além disso, sempre mande ele em PDF, assim pode ser aberto em qualquer sistema, até mesmo através do navegador.

Além disso, é interessante ter um currículo online no Linkedin, pois muitos contratantes irão preferir avaliar seu currículo por lá. Também é possível pesquisar e se candidatar às vagas diretamente através dessa plataforma.

Reel

Se você for um profissional mais experiente ou a vaga exigir experiência, um vídeo de apresentação será fundamental!

Reel é como chamamos este vídeo onde há uma seleção dos melhores takes de trabalhos realizados. Ele é excelente para comprovar experiência, mostrar bom gosto e o que podemos oferecer de melhor.

Assim como a apresentação e o currículo, é interessante montar um reel que se relacione à vaga. Então se o cliente está à procura de um Motion Designer, inclua apenas os melhores trabalhos de motion e artes que tenha criado, porém se a vaga é para editor, dê maior destaque à variedade de peças que já tenha editado.

Caso seja iniciante e ainda não tenha trabalhos profissionais para incluir no reel, crie pequenos vídeos autorais e de estudos, o importante é mostrar que consegue realizar a tarefa, mas indique isso na apresentação, assim o cliente levará em conta na hora de analisar o reel.

O Vimeo é uma ótima plataforma para armazenar o seu reel com mais qualidade, e você pode incluir na sua página do site, além do reel, os trabalhos que mais tenha orgulho de ter produzido. Depois basta incluir o link do seu Vimeo na apresentação e no currículo.

No portal AvMakers há diversos materiais de estudos para você pôr em prática o seu aprendizado, e você pode aproveitar estes estudos para criar o seu primeiro reel!

Redes Sociais

Nestes tempos modernos, onde a comunicação é cada vez mais digital, as redes sociais têm um grande papel nas interações e na nossa apresentação. Dessa forma considere que há grandes chances do contratante olhar seu perfil no Facebook, Instagram ou LinkedIn antes de contratá-lo.

Pensando nisso, ative filtros de privacidade nas suas redes, e cuide do que deixar aberto ao público, evite discursos de ódio, fake news, temas polarizados, violência, apologia à drogas ou outros temas que possam prejudicar a sua imagem.

Considere esses espaços também como uma vitrine, publicando através deles o que tem estudado, trabalhos autorais e profissionais que realiza.

Site próprio

Se você quiser ter um diferencial na hora de apresentar o seu currículo e o seu reel, um site próprio pode ser uma escolha.

Embora não seja essencial ter um site próprio na hora de se candidatar a vagas de emprego, ao prospectar clientes diretamente será indispensável, pois este site irá trazer mais credibilidade e uma maior sensação de profissionalismo para o seu cliente.

Há diversas opções de criação de sites gratuitos ou com pouco investimento, o mais importante, como dito antes, é o bom gosto e a seleção de informações que irá incluir nele.

Networking

Embora a apresentação, o reel e o currículo sejam muito importantes, a confiança é de longe o quesito que mais pesa para o empregador!

Pensando nisso, há sempre maiores chances de conseguir uma vaga se você criar uma relação de confiança com o contratante, ou se alguém que ele já confia lhe indicar.

Por isso, networking é MUITO importante em qualquer carreira. Sempre tenha um bom relacionamento com os demais profissionais da área, se apresente, faça amigos, participe das comunidades, seja no Facebook, Telegram, WhatsApp, ou através de eventos presenciais.

Quanto mais engajado você for na comunidade e melhor for o relacionamento entre você e os seus colegas, maiores serão as chances de você ser indicado a vagas.

Currículo enviado, e agora?

Em caso de negativa

Após mandar o seu contato tenha paciência e espere. O ideal é que o cliente retorne seu email com boas ou más notícias. Mas caso passado umas semanas o cliente não retorne, encaminhe um novo email confirmando o recebimento do anterior e se mostrando disponível para novas oportunidades.

Mesmo após uma negativa ainda há chances de novas vagas naquela mesma empresa ou cliente. Então responda à negativa com educação e se mostre disponível para futuras oportunidades.

Uma opção também é anotar em sua agenda para retornar o contato novamente dali alguns meses, para que o cliente relembre de ti, e confirmar se não há alguma nova vaga disponível.

Se o retorno for Positivo

Caso você seja selecionado, o próximo passo será a entrevista e o objetivo dela é passar confiança.

O cliente/contratante já gostou do seu perfil, e já lhe selecionou entre os vários candidatos, o que ele precisa é confirmar essa impressão que ele já tem de ti.

Seja consistente com as informações que já apresentou anteriormente, reforce os pontos positivos, seja educado, paciente e solícito.

Mas não se esqueça que o trabalho é uma via de mão dupla, você precisa da vaga assim como o contratante precisa de ti, então aproveite essa oportunidade para tirar também as suas dúvidas quanto à vaga e chegar em um acordo que seja bom para ambos!

Encerramento

Agora é hora de pôr em prática!

Você pode deixar pronto uma prévia do currículo, já com uma formatação e design definidos, além de algumas versões do reel, assim na hora que surgir a oportunidade você já tem tudo na mão, precisando só adaptar as informações de acordo com a vaga.

Boa sorte e muito sucesso!

Autor(a) do artigo

Bruno Baltarejo
Bruno Baltarejo

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.

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