O blender é um dos mais populares softwares 3D da atualidade. Durante os últimos anos suas ferramentas evoluíram exponencialmente graças ao seu modelo open source, que não só o torna gratuito como deixar seu código fonte aberto para qualquer entusiasta em python poder se aventurar.
De fato, já há algum tempo, desenvolvedores do software vêm criando projetos incríveis com o blender, como filmes, animações, projetos de impressão 3D, games, ilustrações, etc. Isso mostra que ele pode ser muito mais versátil do que se pode imaginar, logo, conhecer suas vantagens é um diferencial e tanto.
Então, se você acha que o melhor sobre o Blender 3D é que ele é gratuito, nós preparamos uma lista com 7 dicas incríveis para você explorar e expandir seus horizontes com este software incrível. Confira!
1. Renderização realista via GPU
Além da opção de criar modelos, o Blender também oferece uma unidade de processamento gráfico chamada Cycles. Com um processamento otimizado para plataforma CUDA, você pode ver a renderização em tempo real na guia principal.
Isso agiliza procedimentos como iluminação e criação de materiais tornando o trabalho mais rápido e eficaz.
2. Sistema não linear de animação
Além de permitir que você crie e produza animações com rig, transformações globais e de propriedades é possível contar com o sistema NLA (not linear animation) de animação, que permite a criação de blocos de animação e podem ser interligados como “lego” na montagem da timeline, tornando muito mais rápido o desenvolvimento de animações complexas e longas.
3. Sistema física de simulação
Simular materiais com propriedades físicas dentro de um ambiente 3D é uma tarefa difícil e de alto processamento, mas o Blender 3D facilita muito essa tarefa.
Você pode simular líquidos, tecidos, fumaça, fogo, explosões e colisões de objetos em poucos cliques numa visualização realtime mesmo com máquinas de processamento inferior, isso porque o blender trabalha com um sistema de cachê descriptografado e otimizado, perfeito para você criar projetos VFX.
4. Possibilita criar composições
Então você renderizou todo seu projeto, mas gostaria de caprichar e fazer uma pós-produção? Pois bem, o software permite que você utilize um sistema de nós que auxilia o uso de camadas da renderização deixando a pós produção muito mais eficaz.
Você pode fazer mudanças ou aperfeiçoamentos nas paletas de cores — até mesmo as mais sutis —, adicionar brilho, luz e reflexos, adicionar profundidade de campo ou desfoque de movimento e muito mais.
Não é uma ferramenta que vá substituir algumas os grandes programas de composição do mercado, mas, com certeza, é muito útil quando você precisa extrair múltiplos passes de cada render.
5. Você pode esculpir no Blender
O Blender possui ferramentas de multi-resolução que permitem inserir muitos detalhes orgânicos aos seus modelos. Se você não se contentar com os 20 pincéis por padrão do blender, é possível criar inúmeras funções e ferramentas para desenvolvimento de escultura. Além de contar com vários métodos para retopologia dos modelos high poly.
6. É possível criar pelos e cabelos
Em vez de você ter formas pré-programadas, com texturas padrão ou formas geométricas esquisitas, o Blender 3D permite a criação de fibras capilares, que são renderizadas com o motor do Cycle. O cabelo, na verdade, é baseado no sistema de partículas do Blender, que determina onde as fibras do cabelo serão desenhadas.
Você pode unir as partículas em grupos, cortar, combinar, e criar guias de estilo, ou usar o Blender para construir dinâmicas que farão o cabelo se comportar de forma realista. Com o conhecimento necessário, o resultado pode ser muito superior a softwares que custam alguns milhares de reais.
7. Comunidade ativa
O fato do blender ser de código aberto descentraliza o desenvolvimento das ferramentas e expande de maneira exponencial o número de programadores e ferramentas criadas para serem usadas no blender, isso faz que haja centenas de addons e plugins novos todos os dias.
É fisicamente impossível acompanhar essas atualizações por conta do volume, no entanto, o fórum do blender conta com uma comunidade ativa que testa, promove, categoriza e pontua os melhores Addons para auxiliar de forma abrangente e/ou específica qualquer desafio que você encontrar.
Se você deseja investir nas ferramentas possibilitadas pelo software, conheça o nosso curso de Blender 3D.
Com ele, você vai estar preparado para criar e manipular cenas, personagens, paisagens e objetos em 3D, o que permite a sua entrada na área de criação de games, escultores, desenvolvedores de maquetes eletrônicas, entre muitas outras.
Gostou do conteúdo? Quer ficar sempre por dentro de informações como essas? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada!