Normalmente a gente costuma ler muito sobre a preparação para a gravação ou o que deve ser feito depois que ela está pronta, mas há pouco conteúdo que fala sobre o dia — ou os dias — da gravação em si.
Dirigir um set de gravação pode ser uma tarefa bem desafiadora: há uma série de processos e departamentos trabalhando todos ao mesmo tempo, e cabe a você, diretor ou diretora, a função de gerenciar todos esses departamentos que estão ali.
É pra você que hoje separamos algumas dicas de direção que podem ser uma grande ajuda para quando você for gravar.
Defina sua diária
Normalmente uma diária tem 12h de duração, e respeitar esse tipo de horário, estabelecendo um início e um fim para elas é uma das melhores formas de cumprir com o seu planejamento, evitar atrasos e respeitar a equipe que está trabalhando com você.
Essas 12h incluem: o tempo de saída e retorno para sua casa, o café da manhã e café da tarde, ambos com 15 minutos, em média, cada um, e 1h reservada para o almoço — contado a partir do momento em que o último membro da equipe se sentou para comer.
Claro que esse é o cenário ideal que, na prática, pode diferir um pouco. Mas o que realmente importa é empenhar ao máximo para cumpri-lo, já que demonstram respeito por parte da direção em relação à sua equipe.
Faça uma reunião geral com toda a equipe
Por mais que uma reunião geral já possa ter acontecido na fase de pré-produção, é interessante que você promova outra que aconteça entre um a dois dias antes da primeira diária de gravação.
Nessa reunião, você deve repassar a(s) ordem(ns) do dia para que a equipe possa saber melhor o que será feito no dia da gravação. Esse tipo de organização permite que todos os departamentos entendam qual será a dinâmica que funcionará no dia da gravação, de modo que tudo esteja em ordem a partir do momento que o diretor gritar “ação”.
Organize a chegada das equipes ao set de filmagem
Estabeleça uma ordem de chegada das equipes e departamentos que farão parte do projeto para dinamizar o processo como um todo.
Via de regra, a produção é a primeira a chegar — junto com o diretor(a) — para preparar o café, em seguida devem chegar os técnicos e, por fim, os atores.
A assistência de direção, no dia da diária, é uma das áreas de principal suporte à pessoa do(a) diretor(a), uma vez que ele(a) garante que todo o cronograma feito e toda a ordem do dia seja cumprida conforme foi prevista.
Dê atenção ao seus atores
É bastante comum que, em situações de diretores iniciantes, como há uma série de coisas que precisam ser feitas em relação à organização da equipe e das atividades que precisam ser feitas dentro do set, o(a) diretor(a) se esqueça que ele precisa coordenar os atores tanto quanto ele(a) coordena sua equipe.
Grandes diretores e diretoras ficam muito próximos dos atores durante as gravações.
Repassar onde os trabalhos começarão, ou onde foram parados, qual carga dramática e falas da cena são fatores importantes para que a gravação possa ocorrer com a melhor qualidade dramática possível.
A dinâmica dentro do set dita e muito a qualidade do material que será mandado para a pós-produção: uma equipe bem gerenciada é capaz de realizar melhor as suas funções, de maneira que ninguém seja sobrecarregado ou que o cronograma seja atrapalhado, o que normalmente gera gastos desnecessários com atrasos e outros tipos de efeitos em cascata na produção.
A diminuição de erros acaba por facilitar a pós, já aquela famosa frase de “a gente corrige na pós” passa a ocorrer menos. Por isso que entender qual é dinâmica do que está acontecendo dentro do set de gravação é importantíssimo pra que seu trabalho seja cada vez mais profissional.