“O mickeymousing é uma técnica que sincroniza a música com as ações da imagem.”
O mickeymousing está muito ligado ao soundesign, porém ao invés de recorrer a técnicas como foley, biblioteca de sons, SFX, o mickeymousing recorre à trilha sonora, utilizando os instrumentos musicais para pontuar as ações dos personagens. Em “A Formação da Poética Musical no Cinema”, Ney Carrasco cita que:
“A técnica de mickeymousing é a primeira técnica musical desenvolvida com o objetivo de produzir um tipo de música especificamente voltada à linguagem audiovisual. Por meio dela a sincronia é levada ao extremo. […] O termo, obviamente extraído do nome da personagem de Disney, é uma referência ao tipo de sonorização característico dos desenhos animados, em que a música acompanha todas as nuanças da ação (CARRASCO, 2003, p. 138).”
Guilherme Maximiano, no artigo acadêmico “O mickeymousing está morto?”, disponível em seu site, resume que o mickeymosuing é:
1 - Uma música composta para a imagem em movimento; 2 - Criada após ou em conjunto com a produção e edição da imagem; 3 - Uma tentativa de mimetizar com grande precisão os movimentos e inflexões da imagem, através de uma cuidadosa disposição dos elementos musicais. Nesse ponto, vale notar que essa sincronia não é obtida através da utilização de ataques isolados ou pequenos fragmentos sonoros (o que se obtém através da edição de imagem e vídeo), mas de uma música contínua que efetivamente se modifica para acompanhar a ação.
A técnica de mickeymousing foi usada também em diversos filmes de ficção.
Quando a animação é produzida para acompanhar uma música já existente, é mickeymousing? Bom, para alguns autores é, para outros não. Algumas pessoas consideram que o mickeymousing é simplesmente a técnica de imagem e música sincronizadas, independentemente da forma que se utilizou para chegar nesse resultado, enquanto outros observam o mickeymousing como uma técnica unicamente musical. Veja esse exemplo:
É importante destacar também que o mickeymousing tinha uma função essencial que era preencher o filme e dar vida às ações, principalmente nas animações. O que de fato ocorre, é que no início do desenvolvimento dessa técnica, privilegiava-se a função musical, porém quando as produções começaram a ser mais faladas do que musicadas, o uso do mickeymousing diminuiu, pois o plano sonoro da voz, geralmente, destaca-se. Então, o que podemos notar é que as produções atuais até fazem o uso do mickeymousing, porém como suas narrativas são essencialmente pautadas no diálogo, o uso dessa técnica acontece com maior moderação, sendo utilizado mais como um recurso para pontuar momentos específicos.