Você já ouviu falar em Videomarketing? Essa estratégia, que se aproveita do poder de persuasão de conteúdos audiovisuais para entregar informações com mais agilidade e eficiência para os clientes, é uma ótima maneira de fazer a sua mensagem obter o destaque que merece.
Hoje, quando temos cada vez menos tempo para dedicar-nos a longas leituras, o uso do Videomarketing parece uma evolução natural para a maneira como consumimos conteúdo. Afinal, é muito mais fácil condensar informações em um vídeo de dois ou cinco minutos do que fazer com que elas sejam compreendidas em um texto.
E, embora a produção de outros tipos de conteúdo não deva ser necessariamente substituída pelo Videomarketing, integrá-lo nas iniciativas de divulgação feitas pelo seu negócio pode ajudá-lo a conquistar melhores resultados.
Mas por que isso? Veja, neste post, algumas das principais vantagens de dar início a uma estratégia de Videomarketing! Confira.
O Videomarketing melhora o SEO da sua página
Talvez você não saiba disso, mas o Videomarketing é excelente para o SEO. E o motivo para isso é bem simples: como somos atraídos para conteúdos visuais e temos uma tendência de vê-los integralmente, passamos mais tempo em páginas que contêm bons vídeos do que aquelas que possuem apenas texto e imagens.
O tempo que um cliente gasta visitando uma página é uma métrica importante porque geralmente serve simultaneamente para indicar seu interesse e aumentar a probabilidade dele interagir com uma CTA. Além disso, o Google utiliza o tempo que um cliente passa na sua página para determinar se ele encontrou o que queria.
Vídeos são, portanto, interpretados como um sinal de que seu conteúdo é mais valioso e deveria estar melhor posicionado nessa ferramenta de busca.
Guia o cliente pelo funil de vendas
O Videomarketing não precisa, necessariamente, ser usado exclusivamente na promoção de produtos ou serviços. Assim como outras peças que integram o Marketing de Conteúdo, esses materiais podem ser desenvolvidos com o objetivo de ajudar um cliente a navegar pelo processo de compra e servem para ajudá-lo a se convencer de que tem um problema e o mercado lhe oferece determinadas soluções.
Por conta dos vídeos serem menos mecânicos do que textos, eles têm um poder de persuasão maior. Essa persuasão vem sempre a calhar quando precisamos converter leads em vendas e clientes atendidos em consumidores fiéis.
O Videomarketing transmite os valores do negócio
O que diferencia um vídeo de um texto não é apenas a maneira como ele se apresenta. Vídeos apresentam algumas possibilidades, quando nos referimos a convergir uma mensagem, que as palavras simplesmente não conseguem entregar. Sons e imagens nos remetem a sentimentos específicos e fazem com que seja mais fácil associar uma marca, pessoa ou serviço a características positivas.
Isso faz com que vídeos sejam instrumentos únicos para transmitir os valores de uma marca. Tudo aquilo que norteia o seu negócio e que nem sempre pode ser endereçado em outras peças de comunicação com tamanha clareza fica evidente em um vídeo.
Sua marca ganha voz e essa voz fala com mais autoridade emocional com os clientes. O resultado é que vídeos nos atingem de uma maneira como nenhum outro conteúdo faria, além de conferirem personalidade a uma marca.
Fortalece seu branding
O vídeo não é uma mídia nova, mas podemos dizer que ele nunca teve espaço na internet como hoje. Desde que plataformas, como o YouTube, foram criadas, bastante coisa mudou e uma delas foi a velocidade com que acessamos a internet. A popularização de conexões mais rápidas fez com que o vídeo se tornasse parte importante da participação de pessoas e negócios nas redes sociais.
Para competir nesse mercado surgiram alternativas, como o Snapchat, o Facebook Vídeo e hoje até plataformas como Twitter e Instagram têm espaço para sua publicação. A maior abrangência de conteúdos audiovisuais veio com muitas vantagens atreladas, como o aumento da Brand Awareness, ou Consciência de Marca.
Hoje o vídeo é uma das estratégias mais fortes para fazer com que o cliente perceba melhor a sua empresa, entenda o que ela faz e tenha vontade de iniciar um relacionamento com a sua marca.
Ele é uma forma de fazer a sua mensagem se destacar entre tantas outras e atinge até audiências que normalmente não consumiriam seu conteúdo. Por causa disso, usá-lo para fortalecer o branding de uma marca pode ser uma ótima decisão.
Alcança resultados satisfatórios
Ainda não está convencido de que utilizar Videomarketing pode ser uma boa ideia? É melhor começar a reavaliar a sua posição. Hoje, 63% dos negócios online já utilizam conteúdo audiovisual para autopromoção.
Desses, pelo menos 83% conseguem identificar que Videomarketing tem um bom ROI (ou Retorno sobre investimento). Mas quais são as maneiras de medir o sucesso desse negócio? A principal está nos níveis de conversão, que são aumentados quando uma página inclui conteúdo na forma de vídeo.
Uma grande parte daqueles que já utilizam a técnica reporta um aumento de 80% na propensão do cliente clicar em uma CTA ao visitar uma landing page. Isso quer dizer que investir em vídeos é uma forma de incentivar o seu cliente a, de fato, interessar-se pelos seus produtos e serviços.
Outro ponto no qual os vídeos podem ajudar é aumentando a confiança que o consumidor tem com relação a um negócio. Comprar produtos pela internet ainda não é natural para todas as pessoas, portanto, ver um vídeo sobre como esses produtos funcionam ou a respeito de uma empresa pode fazer com que queiramos dar a ela um voto de confiança.
Vídeos apresentados na forma de uma conversa são particularmente eficazes nisso. Eles dão a impressão de uma abordagem customizada e isso faz com que grande parte dos consumidores se torne mais confiante ao fazer uma compra pela internet.
Estratégias de Videomarketing são um excelente recurso para tirar o seu Marketing Digital da mesmice. Elas trarão vida nova aos materiais produzidos pela sua empresa, aumentarão o engajamento dos consumidores com relação a sua marca e reforçarão os principais valores que o negócio pretende transmitir ao seu cliente.
Tudo isso pode ser difícil de fazer com algumas palavras, mas os vários componentes que integram o Videomarketing (som, imagem, texto e movimento) ajudam a superar esse desafio.
Quer continuar aprendendo sobre Videomarketing e outras iniciativas que farão a sua organização conquistar clientes e um lugar em suas memórias? Siga o AvMakers nas redes sociais. Postamos conteúdos exclusivos no Facebook, Twitter, Youtube e Twitter, Instagram)