Neste artigo veremos algumas dicas de como divulgar seu trabalho, seja como filmmaker, fotógrafo ou designer, numa das redes sociais mais aquecidas do momento, o Instagram.
Antes disso, vamos entender através de números, o potencial da plataforma e o quão poderosa ela pode ser.
Comprado pelo Facebook em 2012, hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e possui métricas interessantes a serem analisadas. São algumas delas:
- 15 vezes mais interação entre usuário e publicação do que qualquer outra rede social;
- 500 milhões de pessoas utilizam a função Story todos os dias;
- O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos no número de usuários;
- Conteúdos em vídeo crescem em média 80% ao ano desde 2017;
- Os Young Millenials (usuários nascidos a partir do ano de 2000) gastam até 32 minutos por dia no aplicativo.
Visto a força e o volume de conteúdo e usuários no Instagram, é chegada a hora de listar algumas dicas interessantes para quem pretende ou já divulga os seus trabalhos através da ferramenta.
1. Utilize um perfil comercial
O perfil comercial dentro do Instagram permite ter acesso a métricas importantes para que você possa avaliar seu conteúdo e tomar decisões. Tais como número de novos seguidores, impressões e alcance do conteúdo no período dos últimos 7 dias. É possível até mesmo saber quais as hashtags trouxeram maior número de visualizações à publicação através de pesquisas feitas no Instagram.
2. Capriche nas Hashtags
As hashtags são as famosas “palavras-chave” precedidas da cerquilha (#), que surgiram lá em 2007, no Twitter. É através delas que muitas pessoas chegarão até a sua foto ou perfil no Instagram, por isso capriche!
Existem dois tipos de hashtags. São elas:
Short tail
São palavras-chave menores e mais amplas que por consequência trarão maior fluxo de acesso. Alguns profissionais sugerem que elas representem 20% das hastgas utilizadas na postagem.
Exemplo: #fotografia #design #filmes #cinema
Long tail
Essas são as palavras-chave mais específicas e que deverão representar os outros 80% das hashtgs. Elas trarão, é claro, menor fluxo de acessos, porém muito mais qualificados.
Exemplo: #FotógrafoNewBorn #DesignDeMarcas #CinemaBrasileiro
Para encontrar as melhores hashtags ou as mais utilizadas do momento, você pode usar o app LeeTags ou o site AllHashtag
3. Interaja com outros perfis
Procure por perfis grandes (quanto mais seguidores, melhor) do seu nicho e interaja com eles, fazendo comentários relevantes nas publicações. Isso certamente trará algumas dezenas de seguidores diariamente. Esse deve ser um trabalho contínuo e diário que certamente dará resultado.
4. Se identifique através do seu nome de usuário
Para que a dica anterior possa funcionar ainda melhor, é intessante que você identifique sua profissão no nome do seu usuário. Através dele, as pessoas saberão qual é a atividade exercida por você assim que o verem no campo de comentários.
Alguns exemplos: @seunomefotos, @seunomedesigner, @seunomefilmmaker
5. Crie conteúdo relevante
As pessoas não passarão a te seguir ou permanecerão te acompanhando se você não entregar algo relevante para elas. Compartilhe conteúdos bem elaborados, preocupe-se com a aparência da sua timeline e com a recorrência das suas postagens.
Para se organizar e criar uma agenda de postagens programadas, existem sites como Etus e mLabs por exemplo, que possuem funções bastante interessantes para o gerenciamento da sua conta no Instagram.
6. Aumente o engajamento com seu público
A função Story é um grande aliado quando o assunto é engajamento. Segundo um levantamento feito pela mLabs (fevereiro de 2018), a média de visualizações dos Stories de perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%, ou seja, média de 2,5% dos seguidores irão visualizar seu conteúdo. Há quem diga que o uso de funções nativas da ferramenta como stickers, gifs, enquetes e campo para perguntas pode aumentar ainda mais o alcance.
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