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Dicas para se destacar no seu mercado em 2020

Veja alguams dicas de diferenciação te colocarão um degrau acima dos seus concorrentes.

há 5 anos 1 dia

É difícil falarmos em mercados ou setores com pouca concorrência, seja no audiovisual, no design ou em qualquer outra área. Seja o que você for fazer, certamente existirão outros profissionais que já o fazem ou que irão fazer aquilo a que você se propôs. Por isso, é importarte criar diferenciações que possam te colocar sempre um degrau acima dos seus concorrentes. Vamos ver algumas dicas?

Mantenha-se atualizado

Essa talvez seja a dica mais importante e por isso merece estar no começo deste artigo: MANTENHA-SE ATUALIZADO. Apesar de você certamente saber a importância disso, vale sempre relembrar. As tecnologias e tendências estão em constante evolução em nossos mercados, por isso é extremamente importante que você acompanhe esse ritmo. Algumas dicas são:

  • Adquira cursos - Hoje em dia é muito comum encontrar cursos espalhados pela internet, sejam eles pagos ou gratuitos. Vai depender de você analisar qual irá lhe entregar aquilo que você realmente precisa aprender.
  • Acompanhe outros profissionais da área - Acompanhar profissionais que você admira é muito fácil nos dias de hoje e isso pode ser enriquecedor para sua carreira ou negócio. Utilize seu perfil do Instagram, Youtube e outras plataformas sociais para consumir esse tipo de conteúdo.
  • Material de trabalho atualizado - Sabemos que equipamentos e softwares podem ser bastante caros, mas procure sempre se manter o mais atualizado possível para que você possa entregar trabalhos com alto nível de excelência.
Pareça grande, mesmo ainda sendo pequeno

Esta é a dica que eu mais gosto de citar, porque muitos, até hoje, não entendem a real importância de parecer grande e profissional, mesmo tendo poucos funcionários ou trabalhando por conta própria. Uma boa identidade visual e alguns outros cuidados com a sua marca ou presença podem ser o fator decisivo. Seu cartão de visitas é o seu primeiro contato com o seu cliente e ele precisa gerar confiança. Para isso,

  • Tenha uma identidade visual bem construída e profissional. Ela pode ser o primeiro contato com o seu possível cliente.
  • Tenha um site bem construído e intuitivo, com o nome da sua empresa na url da sua página e de preferência terminada em “.br” (exemplo: www.nomedasuaempresa.com.br). Isso também vale para o seu e-mail de contato (exemplo: contato@nomedasuaempresa.com.br)
  • Organize seu portfólio e o mantenha atualizado a fim de reter a atenção e a curiosidade do seu visitante. Não é necessário apresentar todos os seus trabalhos. Dê preferência aos melhores!
  • Mantenha suas redes sociais ativas, com conteúdos relevantes ao seu público. A tendência é que eles confiem em você ou na sua empresa a partir do momento que te enxergam como autoridade no assunto.
Entregue mais do que o esperado

Isso não precisa se tornar uma regra, mas quando o fizer, certamente ganhará o coração do seu cliente. A expressão “overdelivery” é bastante utilizada no marketing quando o assunto é entregar mais do que o cliente esperava ao contratar um serviço ou na compra de um produto. Superar as expectativas é sempre uma ótima estratégia para reter seus parceiros e ganhar de vez a confiança e a preferência deles.

Encontre seu diferencial

Se todos os profissionais da sua área, incluindo você, seguirem os passos que vimos até agora, dificilmente alguém conseguirá algum destaque relevante dentro do mercado, não é mesmo? Então esta talvez seja a dica de ouro: Diferencie-se!

Procure alguma característica exclusiva, seja na sua entrega, na sua produção, no estilo do seu trabalho ou na experiência que você cria para os seus clientes e transforme-a na sua marca registrada.

Uma outra maneira, é se tornar especialista num determinado nicho ou estilo de trabalho. Se posicionar dessa maneira, pode gerar um grande grau de confiança pelos seus clientes e criar desejo naqueles que ainda se tornarão.

É isso! :) Estas são algumas dicas que você pode ir colocando em prática para se destacar no seu mercado em 2020. Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo! Até a próxima!

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

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