Com exibições até o dia 30 de abril, o festival Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares já está acontecendo na plataforma do Belas Artes à La Carte e apresenta uma seleção de 75 filmes nacionais dos anos 2010 - entre curtas e longas - que estão com exibição gratuita online.
Os 28 curtas e 43 longas estão divididos entre dez diferentes mostras, que contam com um texto de cada curador sobre as seleções e suas temáticas e ainda um bate-papo gravado (com cerca de 1h40 cada) para que o espectador possa se aprofundar no debate.
As mostras são:
- CachoeiraDoc - Desaguar em cinema: retomar territórios invadidos;
- Carol Almeida - A cidade e as brechas ocupadas;
- Cléber Eduardo - Espaços concretos de vidas em cinema;
- Erly vieira Jr - De corpo a corpo: personagens transbordantes, espectadorXs desejantes;
- Heitor Augusto - O corpo, novamente: notas sobre a Terra Brasilis;
- Janaína Oliveira - Cotidiano singular;
- Kênia Freitas - Movimentos fabulares;
- Leonardo Bomfim - Era uma vez, era outra vez…;
- Pedro Azevedo - O mundo em desencanto;
- Rafael Parrode - Desvios do contemporâneo.
Por conta da exibição do festival acontecer virtualmente e muitos dos filmes lançados nesse período ainda terem contratos vigentes com outras plataformas de streaming, é provável que você sinta falta de alguns títulos conhecidos que ficaram de fora. Mas essa abertura para filmes que tiveram sua circulação restrita, como muitos dos curtas da lista, é uma excelente oportunidade para conhecer outros olhares - que fogem da hegemonia branca e masculina do eixo Rio-São Paulo.
A seleção de 75 filmes é um reflexo da força do cinema brasileiro, que só na última década produziu mais de dez mil curtas e cerca de dois mil longas - todos listados pelo festival. Para conferir a lista dos 75 filmes e a programação completa, acesse o site do festival: https://www.10olhares.com/.