Existem diversas escolhas que um fotógrafo de cinema precisa definir durante a complexa fase de planejamento de um filme. Como a relação de contraste influenciará na carga dramática da cena? Que tipo de tensão queremos causar através da fotografia? Como a direção e qualidade da luz ajudarão a criar essa tensão? Como será retratada a relação do personagem com o espaço? Que movimentos de câmera poderão contribuir na construção da narrativa? Que aspectos irão motivar a colorimetria, e como a ambientação pode influenciar na decisão desses e outros parâmetros?
Essas e muitas outras decisões podem ser desafiadoras para diretores de fotografia iniciantes ou experientes, mas independente do tipo de roteiro, quanto mais organizadas estiverem essas definições, maior segurança o Diretor de Fotografia terá em relação às suas escolhas.
Pensando nisso, o renomado Diretor de Fotografia João Castelo Branco, que também é responsável pelos cursos de direção de fotografia no portal AvMakers, criou o Mapa da Dramaturgia Visual, onde ele sintetizou, com base em sua experiência de mais de vinte anos de atuação no mercado cinematográfico, um esquema com os principais aspectos técnicos e orientações conceituais que impactam na carga de dramaticidade e norteiam o fotógrafo durante a construção da estética visual de um filme, e nós disponibilizamos esse documento para você baixar aqui.