Você sabe o que é som? Temos que:
“É o efeito produzido no aparelho auditivo (ouvido) pelas vibrações das moléculas de um meio transmissor”.
Para que possamos perceber o som são necessários quatro elementos: Corpo Sonoro, Excitador de Vibrações, Meio Transmissor e Órgão Auditivo.
Pegue, por exemplo, um elástico e coloque-o entre seus dedos de maneira que fique bem esticado. Já temos nesse caso nosso “corpo sonoro”. Agora, com a outra mão, toque o elástico com seu dedo, que é o nosso “excitador de vibrações”. Nesse exato momento, você já deve ter ouvido algo, certo? Isso acontece, porque quando o elástico movimenta-se em uma direção, as moléculas de ar, que nesse caso é nosso meio transmissor, são comprimidas e ficam perto uma das outras. Quando o elástico volta acontece justamente o contrário, há uma depressão e as moléculas de ar ficam mais afastadas.
Esse movimento contínuo faz com o que as moléculas continuem sendo empurradas e puxadas gerando, portanto, a vibração. Esse deslocamento das moléculas é muito parecido com o efeito de uma mola. Quando a mola é puxada descomprime, quando volta a sua posição original comprime até completar seu ciclo. É mais ou menos assim que acontece a propagação do som no ar.
Para que possamos ouvir o resultado sonoro do movimento do elástico ou de qualquer outro meio transmissor, é necessário que essas vibrações, que se propagam no ar, atinjam nosso órgão auditivo, em especial o tímpano, que é uma membrana muito sensível em forma de cone que movimenta-se para frente e para trás. Essas vibrações continuam a se propagar por todo o canal, até chegar no nervo auditivo, que enviará impulsos elétricos ao cérebro e interpretará como som.