Modo de cor é o modelo matemático que descreve como as cores podem ser representadas ou criadas utilizando a combinação de componentes de cores diferentes, normalmente chamados de canais.
Os dois modos de cor mais utilizados são os modos RGB e CMYK.
RGB vs CMYK
O primeiro representa a combinação de 3 cores primárias aditivas, vermelho, verde e azul, sendo utilizado para a construção de cores com luz, como por exemplo em monitores e projetores.
Já o espaço de cor CMYK utiliza quatro cores, ciano, magenta, amarelo e preto de maneira subtrativa, para a criação de cores utilizando pigmento de tinta.
Esses dois modelos estão associados a dispositivos, como telas no caso do RGB e impressoras no caso do CMYK, diferente do espaço de cor LAB que tenta representar as cores visíveis pelo olho humano independente de qualquer dispositivo.
Quando este modelo é associado a uma descrição precisa de como os componentes devem ser interpretados, seus limites e condições de visualização, o conjunto resultante é chamado de “espaço de cores”.
Existem outras representações alternativas do modelo de cores RGB muito utilizadas para manipulação de cor, a mais conhecida é o HSL.
HSL
O HSL representa as cores de uma maneira próxima de como nós a percebemos. Ele possui três componentes, a matiz que é o pigmento, a cor em si, a saturação que é a intensidade ou a pureza dessa cor e a sua luminância.
Nessa imagem a seguir é utilizado a ferramenta Qualifier no modo HSL dentro do software DaVinci Resolve para isolar as cores púrpuras de alta saturação e alta luminosidade.
Ao criar um documento em softwares gráficos como o Photoshop e o Illustrator, você tem que sempre, obrigatoriamente, que escolher entre os modos de cor, qual será apropriado ao seu projeto. Já em Software de vídeo, você trabalhará com RGB já que é uma cor luz. Porém há diversas ferramentas e plugins que alteram a imagem utilizando RGB, CMYK, HSL, YRGB.
Além disso é importante entender e escolher corretamente o espaço de cor que irá trabalhar, porém isso a gente irá ver em um próximo artigo.