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Principais métricas do Google Analytics

Conheça algumas das métricas que são entregues pelo relatório do Google Analytics.

há 6 anos 11 meses

Após configurar a conta no Google Analytics, você terá acesso aos relatórios fornecidos para poder acompanhar as métricas, mas para isso é necessário conhecer alguns dos dados que serão entregues.

Descritivo tela analytics

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Usuários

As métricas Usuários mostram quantos usuários interagiram com o seu site ou aplicativo.

Esse é o número de pessoas que visitaram seu site somente uma vez no tempo definido (novamente, a configuração básica é de 30 dias).

Como os usuários são identificados nas métricas de usuários

Para que o Google Analytics determine qual tráfego pertence aos usuários, cada hit enviado recebe um identificador exclusivo que é associado a cada usuário. Esse identificador pode ser um cookie próprio exclusivo chamado “_ga” que armazena um ID de cliente do Google Analytics.

Também é possível usar o recurso User ID juntamente com o ID de cliente para identificar com mais precisão os usuários em todos os dispositivos usados para acessar o site ou aplicativo.

Sessão

A sessão é um grupo de interações dos usuários com o seu website que ocorrem em um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias exibições de página, eventos, interações sociais e transações de comércio eletrônico.

Um único usuário pode abrir várias sessões. Essas sessões podem ocorrer no mesmo dia ou em vários dias, semanas ou meses. Assim que uma sessão termina, existe a oportunidade de iniciar uma nova sessão. Há dois métodos para o encerramento de uma sessão:

Taxa de rejeição

Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site. No Google Analytics, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor. Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página do seu website e, em seguida, sai sem acionar outras solicitações ao servidor do Google Analytics durante essa sessão.

O cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics.

Essas sessões de página única têm uma duração de zero segundo, pois não há hits subsequentes para que o Google Analytics calcule a duração da sessão.

Taxa de rejeição alta é ruim?

Não necessáriamente.

Se o sucesso do seu site depende da visualização de mais de uma página pelos usuários, a resposta é sim. Por exemplo, se sua página inicial for a porta de entrada para o restante do site (por exemplo, artigos de notícia, páginas de produtos, processo de checkout) e uma alta porcentagem dos usuários visualizar somente essa página, uma taxa de rejeição alta será indesejável.

Por outro lado, uma taxa de rejeição alta é perfeitamente normal se você tiver um site de página única, como um blog, ou fornecer outros tipos de conteúdo para os quais as sessões de página única sejam esperadas.

Duração da sessão

Por padrão, a sessão é encerrada após 30 minutos de inatividade, mas é possível ajustar esse limite para que ela dure de alguns segundos a várias horas. Saiba mais sobre como ajustar as configurações de sessão.

O Google Analytics começa a contar a partir do momento em que um usuário, como Beto, acessa seu site. Se depois de 30 minutos Beto não faz uma interação, a sessão é finalizada. No entanto, toda vez que Beto interage com um elemento (como um evento, interação de rede social ou uma nova página), o Google Analytics reinicia o tempo de vencimento adicionando 30 minutos a partir do momento da interação.

Conclusão

Esses são os primeiros passos para verificar as informações fornecidas pelo Google Analytics e poder avaliar cada etapa da sua campanha e verificar a necessidade de pausar ou fortificar o investimento em cada uma das ações.

No curso de Google Analytics aprendemos os principais dados fornecidos, como: Visão geral das informações demográficas, idade, sexo, visão geral dos interesses, categorias de afinidade.

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Se você gostou das dicas, não se esqueça de compartilhar. Grande abraço e até o próximo post!

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