Vamos aprender a terceira das quatro propriedades físicas do som.
A duração é o intervalo de tempo que uma determinada vibração continua propagando após uma única excitação e esse processo compreende 4 estágios, que são:
Attack (Ataque) - Fase inicial do som. Refere-se ao tempo necessário para que o som atinja seu volume máximo.
Decay (Decaimento) - Fenômeno que acontece logo após o ataque em que há um pequeno decaimento antes do som se estabilizar.
Sustain (Sustentação) - Corresponde ao tempo de duração estável do som.
Release (Repouso ou Relaxamento) - Fase final do som. A intensidade sonora diminui até silenciar completamente.
Uma dica pra você lembrar das 4 fases do som é pensar na sigla ADSR.
Em alguns instrumentos, como o piano, é comum encontrar um pedal chamado sustain que altera a duração do som. Existem pedais para outros instrumentos, inclusive em forma de plugin, em que é possível manipular a duração do som digitalmente.
Além disso, mesmo que inconscientemente, usamos a duração para editar algum instrumento tocado fora do tempo durante o processo conhecido como “quantização”, visto que ao locomover um ou outro transiente para o tempo correto, muitas vezes o som precisa ser prolongado ou encurtado.
Em outras situações, por exemplo, na construção de SFX, em que é comum baixar sons da internet ou bibliotecas com uma duração já determinada, precisamos ajustá-lo para que se encaixe com a imagem. A duração também pode ser utilizada como forma de linguagem para provocar múltiplos sentidos e emoções no corpo humano. Pense, por exemplo, em um filme de terror. Geralmente os sons prolongados estão presente para criar tensão e os sons mais curtos e atacados para dar susto.