Você sabia que existe mais de um tipo de onda sonora?
A maioria das ondas sonoras que ouvimos no dia a dia são ondas senoidais. Um ciclo completo dessa onda é caracterizado quando a mesma sai do repouso, sobe, chegando ao seu valor máximo positivo, decai, chegando ao seu valor mínimo negativo e volta para a sua posição de partida.
As variações como essas ondas se manifestam e seus respectivos conteúdos harmônicos alteram o timbre. Além da onda senoidal existem outros tipos de onda, como a quadrada, triangular e dente de serra que podem ser facilmente encontradas em sintetizadores, músicas eletrônicas e experimentos que envolvem síntese granular.
Um exemplo clássico da utilização dessas três últimas formas de onda que vimos é a trilha sonora do Super Mario. O compositor Koji Kondo esbarrava em uma tecnologia da época chamada chip e quando o jogo era reproduzido via cartucho no Nintendo o som basicamente só tinha 4 canais de reprodução. Os dois primeiros canais, em geral, eram responsáveis pela melodia e só podiam reproduzir ondas quadradas, o terceiro canal, em geral, era usado para as notas mais graves da música e usava ondas triangulares, já o quarto canal era de ruído e poderia estar ligado a efeitos ou elementos percussivos.