Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Contagem Regressiva 2024

A ÚLTIMA OFERTA DO ANO

Áudio e Vídeo

Suavizando Keyframes no Premiere Pro

há 5 anos 5 meses

Quando você está animando ou editando seus keyframes, uma das ferramentas mais úteis que você pode usar é o graph editor ou “editor gráfico”, ele é um editor que permite que você trabalhe com as velocidade, aceleração e desaceleração entre os keyframes da sua animação.

Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe que tem um editor gráfico dentro do próprio Premiere Pro, e acaba migrando para o After Effects, na melhor das hipóteses, ou para outras plataformas, para produzir melhor seus efeitos.

Nesse tutorial rápido, a gente vai mostrar como você acessa o graph editor e adiciona novas interpolações aos seus keyframes que vai além da velocidade linear padrão no programa.

Principais técnicas de retoque digital para fotógrafos
Curso Principais técnicas de retoque digital para fotógrafos
Conhecer o curso

Vamos começar!

Passo 1: Configure os Keyframes no Painel de Controle de Efeito (Effect Controls Panel)

Configurar keyframes é bem fácil. É só clicar no ícone de cronômetro na esquerda do parâmetro que estiver trabalhando (no exemplo acima, o parâmetro [Position]). Por padrão o Premiere vai inserir um Keyframe apenas. Para inserir mais, mova a agulha para o tempo em que deseja ter o novo keyframe e clique no símbolo de “diamante” entre as flechas direita e esquerda do parâmetro selecionado ou simplesmente faça uma alteração no parâmetro. Veja o exemplo acima.

Passo 2: Configure a interpolação

Uma vez que você já configurou os keyframes, clique com o botão direito no keyframe que deseja trabalhar e navegue até um dos menus disponíveis para a interpolação: Temporal Interpolation ou Spatial Interpolation (o primeiro controla a velocidade, o segundo a trajetória). É aí que você vai escolher o tipo de curva que seu gráfico vai apresentar (no exemplo acima, uma curva Bezier). Já selecionada, você conseguirá ver uma pequena mudança na forma que o efeito passa a se apresentar, dado que agora você controla esse parâmetro.

Passo 3: Ajuste as curvas conforme o efeito

Se você quiser ajustar seus keyframes ainda mais, você pode acessar o graph editor e trabalhá-los um a um. É só clicar na flecha do lado esquerdo do cronômetro (ela aponta para a direita). Agora você verá a representação visual do seu gráfico no lado direito do painel. Use as agulhas menores para um controle ainda mais fino e suave do seu efeito.

Se você já trabalhou com editores gráficos em outros softwares como o After Effects ou Cinema 4D, será bem simples de usar esse conceito.

Fonte: Premium Beat (The Beat)

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos