Aprenda todos os processos do planejamento da fotografia, desde da leitura do roteiro até a preparação do set.
Categoria Cinema
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Uma produção audiovisual começa muito antes das filmagens. Poderíamos mesmo dizer que as filmagens são a consequência de um processo de planejamento.
Esse curso trata do passo a passo do trabalho de planejamento da fotografia de um filme, desde a leitura do roteiro; as conversas com a direção; a troca fundamental com a equipe de arte; a elaboração do conceito da fotografia; as escolhas do equipamento; o trabalho sobre a decupagem; a discussão sobre composição e a melhor distância focal das objetivas para cada plano; a escolha das melhores locações para cada projeto; o planejamento da luz e dos movimentos de câmera; o planejamento do workflow (fluxo e gestão do material filmado); análise da luz disponível; aplicativos de apoio, e muito mais.
Veja como utilizar parâmetros como intensidade, direção e qualidade da luz na criação da tensão dramatúrgica, além da relação do personagem com o espaço e do movimento de câmera e mise en scéne na construção do conceito dramatúrgico de uma obra.
Por fim, criaremos um LUT de referência para fazer um teste de câmera e de codecs
Uma produção audiovisual começa muito antes das filmagens. Poderíamos mesmo dizer que as filmagens são a consequência de um processo de planejamento.
Esse curso trata do passo a passo do trabalho de planejamento da fotografia de um filme, desde a leitura do roteiro; as conversas com a direção; a troca fundamental com a equipe de arte; a elaboração do conceito da fotografia; as escolhas do equipamento; o trabalho sobre a decupagem; a discussão sobre composição e a melhor distância focal das objetivas para cada plano; a escolha das melhores locações para cada projeto; o planejamento da luz e dos movimentos de câmera; o planejamento do workflow (fluxo e gestão do material filmado); análise da luz disponível; aplicativos de apoio, e muito mais.
Veja como utilizar parâmetros como intensidade, direção e qualidade da luz na criação da tensão dramatúrgica, além da relação do personagem com o espaço e do movimento de câmera e mise en scéne na construção do conceito dramatúrgico de uma obra.
Por fim, criaremos um LUT de referência para fazer um teste de câmera e de codecs
Aqui veremos na prática como fazer uma visita técnica de locação, a influência da movimentação do Sol, cor das paredes, recuo e tamanho dos espaços para a concepção da fotografia, escolha de equipamentos e movimentação de câmera, a definição do storytelling e também:
Estudantes de direção de fotografia que desejam entender todo o processo de participação desse profissional na pré-produção para o planejamento de uma obra audiovisual.
Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.
João Castelo Branco, ABC, é um premiado Diretor de Fotografia de cinema e televisão, estudou na FAMU - Faculdade de Cinema da Universidade Nacional de Artes de Praga, e INHA – Instituto Nacional de História da Arte, em Paris. Fotografou filmes que estiveram em alguns dos principais festivais de cinema nacionais e internacionais. Recentemente dirigiu a série Contracapa, licenciada para a AXN, e o longa-metragem argentino La Chancha.
Apresentação do curso.
2 aulasNeste aula veremos como elaborar o conceito da fotografia de uma obra.
7 aulasNesta aula veremos o processo de escolha da câmera e equipe, além o planejamento da luz.
6 aulasNesta aula veremos o processo de visita ao set de filmagem e as locações.
5 aulasNesta aula veremos o processo de teste de câmera.
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